A MISSA

            Jesus Cristo, durante sua vida terrena, passou fazendo o bem às pessoas. Ele curou os doentes, fez os cegos enxergarem, perdoou os pecadores,etc. Mas o maior bem que Ele fez foi ter dado a sua vida por nós, morrendo e ressuscitando. Foi a maior e mais bonita liturgia que Jesus fez.
           Por isso, antes deste gesto extremo de amor, Ele reunuiu os seus discípulos e, numa ceia, disse que estaria sempre presente no meio de nós cada vez que nos reuníssemos como comunidade e celebrássemos a Eucaristia: "Isto é o meu corpo! Isto é o meu sangue! Fazei isto em memória de mim!"
           A missa é a memória deste qeste extremo de Jesus por nós. É por isso que nós, todos os domingos, dia do Senhor, dia da ressurreição participamos da missa. Não pode haver algo mais importante na vida de um cristão.
          
           Como coroinhas,precisamos aprofundar o sentido e o significado da missa para nós . O que segue é apenas uma introdução que, depois, deverá ser aprofundada com outros subsídios.

           São diversos os nomes dados à Santa Missa. Vamos ver alguns:
           a) Eucaristia, ação de graças a Deus;
           b) Ceia do Senhor, onde Jesus nos convida para cear com Ele;
           c) Fração do Pão, todos comem do único pão partido;
           d) Memorial, recorda-se a morte e Ressurreição de Cristo;
           e) Comunhão, pois neste sacramento nos unimos a Cristo.
        
            A primeira parte da missa chama-se de Ritos Iniciais, onde temos os seguintes momentos: procissão de entrada, canto, saudação, ato penitencial, glória, oração da coleta e o amém. Esses momentos têm como grande objetivo a acolhida. Somos acolhidos pela Igreja, pelas pessoas que conosco celebram e pela Trindade.
          O segundo momento da missa, a Liturgia da palavra, deve ser m,arcada pelo diálogo. Não acontece diálogo onde uma só pessoa fala. Por isso, para que este aconteça, devemos, em primeiro lugar, escutara Deus que nos fala pela proclamação de sua Palavra; e num segundo momento, nos dirigirmos a Deus, através de nossa profissão de fé e pelas nossas preces. Aqui Deus nos oferece a sua Palavra como alimento para a nossa vida.
           Após a Liturgia da Palavra, temos a Liturgia Eucarística. Nela nós oferecemos a nossa vida com a de Cristo; damos graças a Deus. E fazemos uma refeição sagrada de gratidão e louvor.
           O último momento que constitui a missa são os Ritos Finais. Aqui a palavra forte é envio. A missa não termina na Igreja, ela deve continuar na vida, através da doação, do amor e do serviço aos irmãos.

 
©2007 '' Por Elke di Barros